Blog
Como ser um solucionador de problemas
- 16 de junho de 2017
- Posted by: Madalena Medeiros
- Category: Sem categoria

Problemas existem para serem solucionados. Independentemente do agente causador ou do quão grande seja, encontrar uma solução é responsabilidade de alguém, pois dificilmente se resolverá sozinho.
Seguem algumas dicas de como ser parte da solução e não do problema.
Entenda o problema. Escute atentamente (e silenciosamente). Veja se você pode ajudar, usando o bom senso . Tenha coragem de usar sua proatividade e se ofereça para fazer parte da solução.
Existem problemas que por sua grandeza vão exigir um pouco mais de esforço e auxílio de outras pessoas, por isso também é importante pedir ajuda.
Nunca aumente o problema. Foque na solução. É comum ficarmos discutindo um problema e irmos além do que é necessário, ou seja, começamos a levantar causas mais profundas. , Não perca tempo, foque no principal: resolver. A solução em geral está mais perto do que se imagina e uma das melhores formas de encontrá-la é pensando nela, não no problema.
De certa forma temos que agradecer pelos problemas que surgem, pois eles nos dão uma grande oportunidade de exercitarmos nossa capacidade de criarmos soluções. Para evoluirmos como profissionais e como pessoas temos que superar nossos limites e pensar fora do convencional. Os problemas nos ajudam neste aspecto e gera em nós a energia da proatividade. Então, solucioná-los nos ajuda a crescer em nossa vida pessoal e profissional. A partir de agora, prontifique-se a solucionar um problema e lembre-se que o importante é estar apto, capacitado para saber como ajudar, para que não sejamos nós parte do problema e sim a solução.