Blog
Ninguém é insubstituível
- 24 de julho de 2017
- Posted by: Madalena Medeiros
- Category: Sem categoria

Encontrar, em muitas empresas, gestores que não promovem o desenvolvimento de seus colaboradores, ainda é muito comum. A justificativa frequente, é que acreditam que ninguém está à altura de lhe substituir. Diante disso, é importante avaliar se o gestor está sendo realista, e que, de fato, os liderados não estão prontos para o desenvolvimento, ou se há alguma autossuficiência ou até presunção do gestor de se considerar superior, assim, não querendo dar a oportunidade de crescimento para ninguém.
Toda liderança deve buscar sucessores, pois o líder que não desenvolve pessoas para sucedê-lo está limitando o seu próprio crescimento e estagnando a sua carreira.
Suem algumas dicas para começar a identificar potenciais líderes na equipe: identifique alguém que possua as competências que estejam alinhadas com os objetivos e valores da empresa. Avalie o comprometimento do liderado e o interesse em aprender, a facilidade que ele demonstra em trabalhar em equipe e entregar bons resultados. Observe seu senso de urgência, sua prontidão em realizar, aqui e agora. Ao encontrar o candidato a sucessão, delegue tarefas de sua função, coloque-o como responsável em determinados projetos, fale dele aos superiores, faça com que ele seja visto na empresa. Assim como o líder tem que pensar no desenvolvimento de sucessores, os liderados interessados em desenvolver suas carreiras, precisam se mostrar aptos para tal função. Assim, você que é liderado, mostre-se, entregue resultados, relacione-se bem com todos, comprometa-se com os negócios e desenvolva “atitude de dono”, uma postura que o leva para lugares longe da concorrência. Atitudes de alta performance, lhe colocarão no radar da liderança e lhe farão crescer dentro da organização.
Avance! A sua hora é chegada!